terça-feira, 21 de abril de 2020

Leitura e interpretação de texto: denotação e conotação

Atividades
1. Faça a leitura e a análise interpretativa do texto a seguir. Você pode fazer as marcações dos trechos principais no corpo do próprio texto ou transcrevê-los em seu caderno.
Denotação e conotação
A língua portuguesa permite que seu falante se expresse sendo literal e usando as palavras em seus sentidos comuns, ou sendo criativo e expandindo o horizonte de significado das palavras. O importante para a língua é que a mensagem criada seja entendida por seus receptores. Esse processo de comunicação pode utilizar a denotação, o sentido literal das palavras, ou a conotação, o sentido figurado.
Denotação
Palavras ou textos que estão empregados em seus significados habituais, normalmente os encontrados nos dicionários. Esse tipo de significado é chamado de denotativo. Normalmente, a linguagem denotativa é usada para informar de forma objetiva, direta e clara. Exemplos de lugares onde podemos encontrar a linguagem empregada denotativamente são os textos científicos, jornalísticos e instrutivos. Vale ressaltar que uma palavra pode ter mais de um significado sem que nenhum deles fuja do sentido literal. Veja exemplos abaixo:
  • Eu odeio suco de laranja. (Fruta)
  • Minha camisa é laranja. (Cor)
Conotação
A linguagem conotativa é utilizada quando o significado de uma palavra, frase ou texto é empregado de forma figurada, circunstancial, ou seja, não carrega, naquele contexto, o seu sentido comum. Os significados conotativos de uma palavra não são encontrados em um dicionário, isso porque dependem de interpretação, que pode diferir conforme o receptor da mensagem. Esse tipo de linguagem normalmente é empregado em textos mais criativos, poéticos e emocionais, pois o principal objetivo de seu uso é provocar sentimentos e sensações.
A linguagem conotativa é muito mais recorrente do que parece. Em nosso dia a dia, usamos, ouvimos ou vemos palavras, frases ou até mesmo imagens com sentido figurado. Seja em anúncios, expressões ou ditados populares, poesias, literatura e músicas, a conotação está sempre presente. Confira alguns exemplos:
  • Ele é o laranja da empresa. (Indivíduo envolvido em transações ilícitas)
  • Seu sucesso é enorme, já pode ser considerada uma estrela. (Pessoa que se destaca tanto quanto uma estrela na escuridão do céu)
  • Não vou com vocês nem que a vaca tussa. (Expressão que reforça uma negação)
(Disponível em: <https://www.gramatica.net.br/denotacao-e-conotacao>. Acesso em: 16 abr. 2020)
2. Agora, que você já leu e interpretou o texto acima, e também fez os registros recomendados. Clique no link abaixo. Ele direcionará você a um vídeo que trata do mesmo assunto. Assista ao vídeo e faça o registro dos trechos principais em seu caderno.
3.  Após ter lido e interpretado o texto e assistido ao vídeo citados acima, diga a diferença entre denotação e conotação. Se achar conveniente, você pode usar exemplos para ilustrar sua resposta.
4. (Enem 2005 – com adaptações) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em:

a) “(….)
É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (….)”

(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992)

b) “Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”

(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. / s.n.b.)

c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”

(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)

d) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”

(Leon Eliachar. Disponível em: <http://www.mercadolivre.com.br>. Acessado em julho de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário